Biorepelente protege até 60 dias contra Aedes e baratas (Fonte Monitor Digital)
Uma startup brasileira desenvolveu uma solução para proteção contra o mosquito da dengue, zica e chikungunya e também contra baratas. O Protec da Aya Tech, um biorepelente aerossol que protege até 60 dias contra o Aedes Aegypti, é produzido a partir de compostos naturais extraídos de uma flor (crisântemo) e seu solvente é à base de água, isto é, não agride seres humanos. Ele é aplicado sobre a roupa e não na pele. Permanece no tecido mesmo após mais de 15 lavagens.
O desenvolvimento do Protec é da engenheira química Fernanda Checchinato, CEO da Aya Tech. Segundo ela, o conceito se dá por efeito “knock down”. Ou seja: o inseto pousa ou passa pela superfície aplicada, absorve o produto e entra em estado de paralisia e morte. Além de roupas, o Protec pode ser borrifado diretamente em superfícies como sofás, cortinas, tapetes, carpetes, tiaras de cabelo e até coleiras de animais, além de pisos, azulejos e vasos de plantas.
O Protec pode ser encontrado em redes de farmácias, mercados e lojas como a Decathlon, além do site da Aya Tech. O biorepelente é oferecido em aerossois de 50 e 150 ml, com preços sugeridos de R$ 60 e R$ 95, respectivamente. Na web, a Aya Tech está em http://www.aya-tech.com.br.
Empresas / 18 jan 2017