Como acabar de vez com o mofo na sua casa
O fungo se desenvolve com a umidade do ambiente e pode agravar doenças respiratórias
O mofo é um tipo de fungo que pode se desenvolver nas paredes, dentro e fora dos móveis e nas roupas. Ambientes com pouca ventilação, abafados e úmidos são mais propensos ao seu desenvolvimento. O mofo é um problema sério que deve ser sempre tratado, pois pode causar alergias e agravar as doenças respiratórias.
O primeiro passo para acabar com o mofo é a limpeza de forma correta para evitar que ele se espalhe pelo ar. Depois é preciso cuidar do ambiente para que o problema não volte. Veja abaixo algumas dicas para acabar com o mofo nos ambientes da casa, nos móveis e nas roupas.
Como remover o mofo dos móveis
Antes de começar a remover o mofo é importante usar uma máscara para proteger o rosto, pois é um tipo de fungo nocivo à saúde. Utilize um pano úmido para retirar o excesso, mas faça movimentos leves nas horizontal ou vertical é importante manter sempre a mesma direção. Evite movimento bruscos, pois isso facilita o espalhamento do mofo pelo ar.
Após remover o mofo aparente é preciso eliminá-lo da madeira. Borrife água sanitária e deixe secar. Isso eliminará o fungo por um tempo, por isso é importante fazer o procedimento pelo menos uma vez ao mês.
Faça o mesmo nas partes internas dos móveis e uma dica é utilizar aqueles potinhos de desumidificador de ar vendidos em qualquer supermercado. Eles ajudam a remover a úmida que existe dentro do guarda-roupas, por exemplo. Procure manter as portas dos móveis abertas para ajudar na circulação do ar e evitar que esses tipos de móveis fiquem abafados.
Como remover o mofo das paredes
É comum que o mofo se desenvolva em paredes úmidas como a do banheiro. Até mesmo no teto é possível observar as manchas que formam nesse tipo de ambiente. Esteticamente fica muito desagradável e pode se espalhar rapidamente quando não eliminado.
Com cuidado limpe a região com o fungo com movimentos delicados. Lembre-se que é importante evitar que o mofo circule pelo ar, por isso um pano úmido e movimentos leves são fundamentais. A água sanitária ajudará mais uma vez. Utilize um pano para aplicá-la sobre a parede e veja aos poucos as manchas do mofo sumirem.
Como remover o mofo das roupas
Quando o mofo surge nas roupas, ele pode deixar manchas difíceis de remover durante uma lavagem simples. É aí que você lamenta porque perdeu uma peça. A boa notícia é que é possível remover as manchas causadas pelo mofo com apenas dois ingredientes: água sanitária e açúcar.
Misture uma xícara de açúcar para cada litro de água sanitária e aplique sobre a peça mofada. Deixe agir por alguns minutos e vá olhando até as manchas sumirem. Quanto mais intensa a mancha, mais tempo demora para sair, então pode ser que leve algumas horas.
Outra dica para remover o mofo das roupas é aplicar bicarbonato de sódio na peça e deixá-la guardada até o dia seguinte. Depois é só retirar o pó sacudindo a peça e pronto o mofo terá sumido. Outra dica é deixar a peça no sol, já que o mofo não suporta calor.
Bactericidas para acabar de vez com o mofo
As soluções aplicadas acima são medidas imediatas para tratar o mofo, mas não eliminam o fungo de uma vez. Se o ambiente não sofrer manutenção, ele vai aparecer novamente. Uma solução com maior durabilidade e mais completa para combater e acabar de vez com o mofo é o uso de um bactericida e fungicida, pois ele contribui para eliminar e prevenir o bolor causado pelo mofo e fungos.
Pode parecer que esse tipo de solução é prejudicial a saúde, mas um exemplo de um bactericida e fungicida que é seguro para crianças, gestantes e idosos, que não contêm solventes orgânicos é o Microbac, disponível no site da Aya Tech. Quando usado de acordo com as instruções, é eficaz contra vírus mais difíceis de matar – como o SARS-CoV-2 que causa a Covid-19.
A vantagem do uso de um bactericida e fungicida é que ele destrói todo tipo de bactérias e fungos. É ideal para eliminar ácaros de roupas de cama, as bactérias das roupas de bebê, ele remove até odores e cheiros desagradáveis como o chulé e protege os móveis e objetos que podem ser danificados pelo mofo ou outras bactérias. Por isso, é importante acrescentar na limpeza da casa o uso desse tipo de solução.
https://primeirahora.com.br/como-acabar-de-vez-com-o-mofo-na-sua-casa/
15 de julho de 2020 às 10h04